Conheça as 50 personalidades que compõem a Comissão de Honra das comemorações da Autonomia

A Madeira celebra hoje, pela primeira vez, o feriado da Autonomia.

A Comissão de Honra das comemorações dos 50 anos da Autonomia é composta por 50 ilustres madeirenses de diversas áreas da política e da sociedade regional.

No dia em que a Madeira celebra, pela primeira vez, o feriado do Dia da Autonomia, revelamos a composição da Comissão de Honra, que contém 11 personalidades da área do poder, 11 do arco da oposição e 11 presidentes de Câmara, sendo os restantes 17 provenientes da sociedade civil.

Na lista há a presença de Alberto João Jardim, antigo presidente do Governo Regional, deputados e ex-deputados, atual e anteriores presidentes da Assembleia Legislativa da Madeira, autarcas, presidentes de clubes desportivos, um treinador de futebol, empresários, gestores, representantes da Igreja, sindicalistas, o juiz presidente da Comarca da Madeira, antigos secretários regionais, ex-atletas olímpicos, conselheiros das comunidades madeirenses e ainda representantes da Assembleia Constituinte.

A lista é conhecida no dia em que os madeirenses celebram o primeiro feriado da Autonomia, por proposta da comissão executiva da Estrutura de Missão, liderada por João Cunha e Silva, que está a organizar as comemorações do 50.º aniversário da Autonomia da Madeira.

A proposta do feriado que hoje se comemora ganhou forma de projeto de decreto legislativo regional, que foi aprovado a 27 de novembro de 2024, por unanimidade, no Parlamento regional.

A Estrutura de Missão escolheu esta data por ter sido a 2 de abril de 1976 que a nova Constituição Portuguesa foi aprovada, ficando nela consagrado que “os arquipélagos dos Açores e da Madeira constituem regiões autónomas dotadas de estatutos político-administrativos e de órgãos de governo próprio”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *