A ASA – Associação Desenvolvimento de Santo António, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, pode beneficiar das verbas provenientes da consignação do IRS. Para tal, basta inserir o NIF da associação (511 133 898) na área da consignação. Segundo o Presidente da Associação, Marcelo Gouveia, os valores recebidos têm aumentado nos últimos anos, permitindo apoiar mais famílias e situações que exigem um maior investimento.
Esses recursos são usados, principalmente, para adaptar habitações para pessoas com deficiência e para a aquisição de equipamentos e exames clínicos não disponíveis em outros serviços públicos. Marcelo Gouveia destaca que o montante recebido é destinado a apoiar casos especiais, como o tratamento de um jovem com uma doença rara, não coberto pelas entidades públicas de saúde.
“Para além de divulgarmos o montante recebido, este é utilizado em várias situações e apoio em casos muitos especiais e que não são facilmente adquiríveis”, corroborou.
“Vamos custear parte de um tratamento de um jovem portador de uma doença que só há seis crianças no Mundo. Este tratamento não é realizado pelas entidades públicas de saúde, face à especificidade do caso. Outro caso, é o apoio que será entregue a uma menina que tem uma doença rara e que irá ser submetida a uma intervenção cirúrgica de elevado grau de risco. Um caso urgente que irá dar uma maior dignidade a uma criança de 5 anos que quer voltar para a escola como outra qualquer”, disse ainda.
A ASA, tem concedido apoios para diferentes intervenções, principalmente de jovens de famílias que trabalham, mas que as despesas correntes adicionadas aos custos de exames e das sessões de tratamento, tornam-se insuportáveis para os agregados e a Consignação do IRS e os donativos que recebe, têm sido uma importante receita para ajudar nestes casos especiais.