Obra do escultor Francisco Simões homenageia Florbela Espanca em Vila Viçosa

Estátua está enquadrada numa praça concebida pelo arquiteto Nuno Ribeiro.

Nova obra do escultor Francisco Simões, residente em São Roque, na Funchal, é uma homenagem a Florbela Espanca e pode ser visitada em Vila Viçosa, no Alentejo, terra natal da poetisa.

A estátua foi inaugurada no passado fim de semana, no arranque oficial do ‘Circuito Florbela Espanca’, promovido pela Câmara Municipal de Vila Viçosa.

A imponente obra de arte resulta de um intercâmbio entre esta autarquia e a congénere de Oeiras, pelo que a inauguração contou com a presença dos presidentes das duas câmaras, Inácio Esperança e Isaltino Morais, respetivamente.

Quem também marcou presença na inauguração da estátua foi a sobrinha de Florbela Espanca, Joana Espanca Bacelar, única descendente viva da poetisa.

Para a composição desta peça, o escultor contou com mármores de todo o concelho alentejano, conforme deu nota, na inauguração, o presidente da autarquia de Vila Viçosa.

“O cabelo é da freguesia de Nossa Senhora da Conceição, o rosto, as pernas, a mão e a rosa são da freguesia de Bencatel, e o corpo é da freguesia de Pardais”, disse o autarca à imprensa.

O Circuito Florbela Espanca será mais um motivo de interesse para os turistas que visitam Vila Viçosa, concelho do distrito de Évora, que tem, entre as suas referências, o Paço Ducal.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *