No âmbito da primeira Bienal de Arte e Design do Funchal, atualmente a decorrer na capital madeirense, irá decorrer um ciclo de exposições temáticas nas diversas juntas de freguesia do município, com inauguração agendada para os dias 1, 3 e 4 de abril. As exposições permanecerão patentes até 2 de maio e irão, posteriormente, percorrer as dez juntas de freguesia até ao final da Bienal.
Esta terça-feira, dia 1 de abril, às 17h00, a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria recebe a exposição ‘Alterações Climáticas em Banda Desenhada’. Através das aventuras de BIA e do seu companheiro robótico CARAMUJO, a mostra propõe uma viagem pelo tempo, abordando desafios ambientais da Madeira e a importância da ação humana na proteção do planeta.
A exposição, promovida pela Sétima Dimensão, divide-se em três secções: ‘Futuro Verde’, que retrata um cenário sustentável no ano 2125; ‘O Poder do Fogo’, sobre o papel do fogo na civilização e os incêndios na Madeira; e ‘As Águas da Madeira’, que explora o impacto das aluviões na ilha. A iniciativa inclui atividades para jovens, como a oficina ‘Desenha o Futuro Verde’ e a construção do jogo de tabuleiro ‘Caminho para a Sustentabilidade’.
A Junta de Freguesia do Monte acolhe, a partir de 3 de abril, às 16h00, a exposição ‘Vivências’, organizada pela Associação de Cultura e Arte Nonsense Urbano (ANÚ). A mostra convida os participantes a refletirem sobre a relação dos habitantes com a cidade, utilizando a fotografia, colagem e pintura para explorar a dinâmica urbana. O projeto decorre em três fases: mapeamento e registo fotográfico, exploração de novas linguagens visuais através da manipulação de imagens e, por fim, a exposição dos trabalhos desenvolvidos.
No dia 4 de abril, às 17h00, a Junta de Freguesia de Santa Luzia inaugura a exposição ‘Papel da Semente’, promovida pela Associação My Madeira Island. Esta oficina-exposição ensina a criação de papel artesanal a partir de materiais reciclados, incorporando sementes que podem germinar. Os participantes vão aprender a fabricar papel semente e a criar postais inspirados na Madeira, que poderão ser plantados posteriormente. A iniciativa visa incentivar a reciclagem, o upcycling e a consciência ambiental, aliando criatividade e sustentabilidade.
Conforme mencionado, as três exposições fazem parte da Bienal de Arte e Design e estarão em itinerância pelas juntas de freguesia do Funchal até junho.