Turma CEF da EB23 do Caniço vence concurso regional “Educação para os Media”

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço conquistou o primeiro lugar na segunda edição do concurso regional “Educação para os Media”, na categoria de Reportagem do 3.º Ciclo e Secundário, que decorreu a 26 de março, no auditório da EB/PE Dr. Eduardo Brazão de Castro.

O concurso, promovido pelo Programa Educamedia, da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, teve como tema “Consumo e Publicidade” e destacou trabalhos que refletissem sobre o impacto da comunicação e do marketing na sociedade.

A reportagem “Scammed”, realizada pelos alunos do Curso de Educação e Formação (CEF), de Operador de Informática, foi a grande vencedora na referida categoria, cujo foco incidiu na publicidade enganosa. Miguel Dias, um dos alunos protagonistas, foi também selecionado para ser repórter do evento, onde teve a oportunidade de evidenciar o seu talento na área da comunicação.

O vídeo vencedor foi coordenado pela professora Angelizabel Freitas, tendo sido desenvolvido no âmbito do “TV Canas”, um projeto que visa estimular as competências artísticas e socio-emocionais dos alunos, incentivando-os a se expressarem através dos media.

Armando Morgado, presidente do Conselho Executivo da escola, destacou a importância deste tipo de reconhecimento para os estudantes do ensino CEF.

“Este reconhecimento é especialmente significativo, pois trata-se de uma turma de alunos que seguem um percurso alternativo ao ensino regular, focado na formação prática e na descoberta de novas competências. Estes jovens precisam de oportunidades para descobrirem e explorarem os seus talentos. Muitas vezes, entram nestes cursos sem uma motivação clara, mas iniciativas como esta mostram-lhes que são capazes de alcançar grandes feitos. Valorizar o seu trabalho é essencial para a sua formação enquanto cidadãos, ajudando-os a definir o seu futuro.”

A EB23 Caniço e o Programa Educamedia “demonstram, mais uma vez, o impacto positivo da educação para os media na vida dos alunos, proporcionando-lhes ferramentas para se expressarem e desenvolverem competências essenciais para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade”, concluiu o responsável.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *