O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma evolução na intensidade do vento que poderá registar rajadas de 51 a 61km por hora, na orla marítima, até às 18h00 desta sexta-feira.
Citado o aviso de vento forte, a Capitania do Funchal indicou os cenários que se transcrevem de seguida:
Vento: N/NE bonançoso a moderado (12-30km/h), por vezes fresco (31-39km/h), tornando-se quadrante leste moderado a fresco (20-39km/h) a partir do meio da noite, aumentando para fresco a muito fresco (31-50km/h), por vezes forte (51-61km/h), a partir da tarde.
Visibilidade: Boa, por vezes moderada.
Ondulação: Costa Norte – N 1 a 1,5m, aumentando gradualmente para 2 a 3m / Costa Sul – S inferiores a 1m, aumentando para 1 a 2m.
Por força deste quadro meteorológico a Capitania recomenda “a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.
Neste sentido, os proprietários devem tomar medidas para reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas.
Já a população em geral deve evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda.
Deve ainda ser adiada para outra altura qualquer prática de atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.