SEDES Madeira e GDG Madeira organizam mesa redonda sobre sustentabilidade no digital

O Observatório da Sustentabilidade e Equilíbrio Intergeracional da SEDES Madeira, em parceria com a GDG Madeira e a Ordem dos Engenheiros, tem o prazer de anunciar a realização da mesa redonda intitulada “O Digital tem um Futuro Sustentável?”. O evento será realizado na Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Engenheiros, no dia 10 de março de 2025 (segunda-feira), a partir das 18:45, e conta com o apoio da Ordem dos Engenheiros (Região Madeira), através do Colégio de Engenharia Informática.

Esta iniciativa reunirá especialistas e entusiastas para debater como a inovação tecnológica pode contribuir para um futuro mais equilibrado, abordando temas como a aplicação do blockchain em cadeias de valor sustentáveis, a ludificação digital na recolha e reciclagem de resíduos e o incentivo à sustentabilidade digital em startups e empresas emergentes. Com a duração de uma hora, o evento pretende estimular a reflexão e o debate sobre o equilíbrio entre inovação e responsabilidade ambiental.

O evento contará com a participação de três oradores. Lígia Gonçalves, formada em Engenharia Informática e com um mestrado em Desenvolvimento de software, é co-fundadora de uma empresa de jogos mobile que já alcançou mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo. Carlos Soares Lopes, licenciado em Economia pela Universidade da Madeira e Mestre em Ciências Empresariais pelo ISEG, é Presidente Executivo da Startup Madeira e tem sido uma figura central no desenvolvimento de programas de aceleração e apoio a startups. Pedro Andrade é um estudante de mestrado na Universidade da Madeira que, neste momento, é bolseiro de investigação no projeto Biocomp 3.0 e tem recorrido à tecnologia blockchain para monitorização e otimização de processos sustentáveis. O moderador da mesa redonda ficará a cargo do Carlos Abreu, engenheiro de software na Yacooba Labs e organizador de eventos na GDG Madeira.

O evento destina-se a estudantes, profissionais da área tecnológica, empreendedores, investidores e a todos os interessados na convergência entre tecnologia e sustentabilidade. A entrada é livre e gratuita, estando sujeita a inscrição prévia, devido à limitação de lugares. Está prevista a captação de imagem e som para posterior divulgação e encontra-se em avaliação a transmissão online da iniciativa através de uma plataforma de rede soci https://gdg.community.dev/e/m2zzh9/ crição através do seguinte link: https://gdg.community.dev/e/m2zzh9/

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *