A candidatura do PSD/Madeira às próximas eleições regionais realizou, esta manhã, nas Madalenas no Funchal, uma iniciativa onde lançou o compromisso eleitoral de alargar a garantia pública de habitação até aos 40 anos.
Bruno Melim, candidato do PSD/Madeira, anunciou que “caso o PSD venha a formar governo nas eleições que resultem no próximo dia 23 de março, estenderá a garantia pública de habitação dos 35 para os 40 anos na Região”.
O parlamentar referiu que “atendendo a que os jovens cada vez começam mais tarde a sua vida profissional e regressam mais tarde à região autónoma, (…) aquilo que vamos fazer caso venhamos a formar governo é precisamente o alargamento dessa medida para a região autónoma dos 35 aos 40 anos.”.
O porta-voz da iniciativa referiu que aquilo que está em causa é que enquanto a medida nacional aplica-se a todos aqueles que têm idades até os 35 anos, na Madeira vai ser possível mais cinco anos, até aos 40, beneficiando um maior número de pessoas, que terão uma ajuda adicional para o capital mínimo exigido pela banca para adquirir uma casa.
“Isto é um complemento a nível regional e esse aval com essa garantia pública pessoal prestada a cada jovem na aquisição da primeira casa, será assumida pelo governo regional sendo que o jovem passe a poder, em vez de ter que comprar a casa até aos 35 anos, possa fazê-lo até aos 40. Este é um apoio que se aplica a todos os imóveis com um valor até 450.000,00€”.
Para além da construção pública, o PSD entende que é preciso incrementar vários tipos de resposta. “Esta medida vem complementar um vasto leque de oferta em matéria de habitação, democratização o acesso à habitação envolvendo, também, o património já edificado”, concluiu o porta-voz do PSD.