Um animado baralho de cartas abre o cortejo do Carnaval Solidário organizado pela Associação Garouta do Calhau.
Milhares de pessoas, entre as quais muitos turistas, assistem ao desfile, que tem passerelle na Avenida Arriaga, onde decorre o Mercado do Carnaval.
Um grupo de ‘aves raras’, de uma espécie que só o Entrudo brincalhão conhece, dão movimento e cor à festa, seguidas por formosas joaninhas e foliões inspirados na Bahia.
A música filarmónica é presença de destaque, com músicas conhecidas do público, acompanhadas por algumas pessoas com letra e palmas. Outro grupo de aves, que nos remetem para um paraíso de caribenhos, e seguido por criativas borboletas, flores e uma extensa trupe de palhaços de diversas idades.
A chuva ameaça cair, mas tem se aguentado, permitindo aos foliões e ao público desfrutarem da alegria do Carnaval. Enquanto o desfile decorre, o Mercado de Carnaval mantém as vendas animadas.
Turistas acotovelam-se levando nas mãos poncha e outras bebidas de um lado para o outro, dividindo a atenção entre a bebida e o telemóvel para as fotografias. Eis que entra em cena um grupo de pintores, que se dizem do mundo, e prestam homenagem a Frida Kahlo e a todos aqueles que embelezam o mundo com arte.
E com esta manifestação de criatividade o cortejo seguiu até ao Jardim Municipal para um encerramento em festa.