Madeira passa a fazer parte da resposta a emergências radiológicas

Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil participou na reunião da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira (RAM), Comandante Richard Marques, passou a integrar, como membro efetivo, a Comissão Nacional de Emergências Radiológicas (CNER), anunciou esta tarde o SRPC da Madeira.

Em consequência, a sua representação no órgão será assegurada pelo Chefe de Divisão de Planeamento, Operações e Comunicações (DPOC), Valter Ferreira, e pela Chefe de Divisão de Análise de Riscos e Ordenamento do Território (DAROT), Ana Pinheiro.

A última reunião que formalizou esta decisão realizou-se na terça-feira (ontem), nas instalações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Durante o encontro, foi anunciada a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de adaptar a doutrina nacional nesta matéria às especificidades da Região Autónoma da Madeira (RAM).

A CNER tem como principais competências assessorar a Proteção Civil na preparação para emergências radiológicas com possível impacto no território nacional, promover a cooperação entre entidades com responsabilidades nesta área e fomentar a realização de exercícios e ações de formação no domínio radiológico, anunciou ontem a ANEPC.

Em caso de emergência que afete ou possa afetar zonas do território nacional, a CNER integra o Centro de Coordenação Operacional Nacional, garantindo o acompanhamento da situação e a correta informação ao público.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *