A ACIF – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, com a colaboração da Câmara Municipal da Calheta, realizou ontem, 25 de fevereiro, uma sessão de apresentação da Aceleradora de Comércio Digital da Região Autónoma da Madeira – Melhor Comércio na Madeira, no Centro Social do Estreito da Calheta.
A sessão contou com a participação da vice-presidente do município da Calheta, Doroteia Leça, e do secretário-geral da ACIF-CCIM, Assis Correia.
A apresentação da Aceleradora de Comércio Digital da RAM – Melhor Comércio na Madeira esteve a cargo de Vítor Henriques, gestor do projeto de transformação digital.
No total, serão apoiadas pelo projeto, financiado pelo PRR, aproximadamente 460 empresas. Será prestado acompanhamento e apoio a pequenas empresas do setor do comércio e serviços na transformação digital. As empresas podem receber um apoio até 2 mil euros, sendo que o valor total disponível é de cerca de 567 mil euros.
A Aceleradora de Comércio Digital da RAM foi constituída pela ACIF-CCIM, em parceria com a AIP – Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria e com a CCIPD – Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Esta iniciativa prevê apoiar micro, pequenas e médias empresas dos setores do comércio e dos serviços, enquadradas em determinados CAE, tendo como objetivo incentivar a digitalização, através de um diagnóstico de maturidade digital, da recomendação de um plano de transição, de acompanhamento à criação, ou reforço, da sua presença digital, da adaptação do seu modelo de negócio e da mediação de um rol de serviços digitais, aos quais a adesão será simplificada e apoiada por um catálogo de serviços acreditados.