A PSP inicia hoje e até 05 de março a operação “Polícia Sempre Presente – Carnaval em Segurança 2025”, visando o aumento da sua presença na via pública, o reforço de visibilidade e a prevenção da ocorrência de crimes, através do policiamento de proximidade.
O Comando Regional da PSP revelou ao JM que a operação assenta em vários pilares de autuação, entre eles a visibilidade e proatividade policial, segurança rodoviária, proximidade, fiscalização de estabelecimentos, segurança na posse e utilização de artigos de pirotecnia e segurança de espetáculos de grande lotação, relevância social ou comunitária, neste caso relacionado com o Carnaval.
As medidas serão reforçadas no Policiamento de proximidade – Escola Segura nos estabelecimentos de ensino que realizem cortejos e desfiles de crianças do ensino básico e primário, adianta o comando regional da PSP ao Jornal.
Também o policiamento de visibilidade e ordem pública vai estar presente no Mercadinho de Natal e no Carnaval das Avenidas, organizado pela Secretaria Regional de Turismo, entre 26 de fevereiro e 9 de março.
Por outro lado, o policiamento e controlo de trânsito no Cortejo das Crianças e no Carnaval Solidário, no dia 28 de fevereiro, às 09h30 e 14h00, respetivamente, bem como será realizada a monitorização do Cortejo Alegórico (1 de março, 20h00) e do Cortejo Trapalhão (4 de março, 16h00), com controlo de acessos às zonas interditas a viaturas na baixa do Funchal.
Serão realizadas operações de policiamento de trânsito e ordem pública em todos os concelhos da região com cortejos alegóricos, incluindo Porto Santo, Santa Cruz e Câmara de Lobos.
Já ao nível da diversão noturna, a PSP intensificará ainda a fiscalização dos estabelecimentos de diversão noturna, para garantir o cumprimento das licenças e verificar situações de venda de álcool e tabaco a menores.
Serão também realizadas operações de fiscalização rodoviária, com especial incidência no excesso de velocidade, condução sob o efeito de álcool e/ou substâncias psicotrópicas e uso do telemóvel durante a condução.
A finalizar, a PSP madeira apela à colaboração da população e destaca a importância do cumprimento das normas de segurança para um Carnaval festivo e seguro.