A Juventude CDU vai organizar “uma tribuna pública”, no dia 26 de fevereiro, a partir das 13h00, à entrada principal do Campus da Penteada, na Universidade da Madeira.
“Esta tribuna pública que contará com intervenções da candidata da Juventude CDU Helena Câmara e de Ricardo Lume, tem como objectivo contactar com os
estudantes da Universidade da Madeira, expor e discutir os problemas do ensino superior na região e as soluções da CDU para os mesmos”, informou a referida estrutura política em comunicado.
Entre os “problemas” a abordar na iniciativa estão “o bar e cantina”, que não consegue “dar resposta ao elevado número de estudantes”, a “falta de oferta de residências estudantis públicas na região, a propina, a falta de financiamento da UMa, a falta de professores e funcionários e de psicólogos”.
Segundo Juventude CDU, estes problemas são originados pela “falta de financiamento da UMa, que conduz também à insuficiente oferta formativa na região, obrigando os estudantes madeirenses e portosantenses a terem de sair da Madeira para seguir os seus cursos”.
Ainda segundo o comunicado, a “tribuna, tal como a restante campanha da CDU e da Juventude CDU, procura afirmar a alternativa política e não a alternância. Um caminho que faça frente ao rumo privatizador que PSD, CDS, IL e Chega pretendem, e que PS viabiliza, e que afirme um Ensino Superior de Abril, gratuito, democrático e de qualidade, como preconizado na Constituição e como interessa aos estudantes, família e ao desenvolvimento do país”.