CDS defende plano de requalificação das levadas e dos percursos pedestres

O CDS defendeu hoje um plano de requalificação das levadas e dos percursos pedestres.

Num comunicado enviado à redação, o partido denota que o crescimento do turismo e dos serviços associados na Madeira está muito ligado à descoberta da natureza e ao uso das levadas e dos percursos pedestres, sendo que, considera, este património precisa de ser valorizado, através de uma requalificação que melhore a sua segurança e a sua sinalização.

“O aumento dos acidentes nas levadas e nos percursos deve-se, em parte, à incúria dos seus utilizadores, mas, noutra parte, tem a ver com o mau estado dos pisos, a falta de proteção das bermas, a ausência de varandins e a falta de sinalética. Mesmo nos chamados Percursos Recomendados, há falhas que não são admissíveis”, reconhece.

Nesse sentido, o CDS defende que, onde existirem condições para o pagamento dessas levadas e percursos pelos não residentes, tal deve ser implementado e a receita deve reverter para a melhoria da segurança e sinalização.

“Assim como, é necessário, com esses recursos, investir na recuperação de outros percursos que estão ao abandono e que poderão constituir novos atrativos para turistas e madeirenses, diversificando a oferta e descongestionando alguns locais que têm hoje uma elevada carga humana”, refere.

O partido indica ainda que este investimento deve ser realizado, também, na própria revalorização da fauna e flora existente nessas zonas, muitas delas inseridas no Parque Natural e na Floresta Laurisilva, património da Humanidade.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *