IVBAM dinamiza workshop de Olaria

O Espaço “Artes & Ofícios Tradicionais da Madeira”, sob tutela do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), na Rua dos Ferreiros, 152, acolhe um novo workshop de artesanato, desta vez, de Olaria, entre 24 e 28 de fevereiro.

Os participantes neste workshop terão acesso a conteúdos teórico-práticos, que englobam conhecimentos diversos sobre todo o processo de elaboração de uma peça na roda de oleiro, até à secagem e por fim, a cozedura. No final da formação, os formandos receberão um certificado de participação.

Miguel Ramos, artesão com certificação atribuída pelo IVBAM em Cerâmica/Olaria, será o formador desta ação, que inclui um total de 25 horas, entre as 10h e as 13h e das 14h às 16h. De salientar que a formação está limitada a 5 formandos e tem um valor de 350€. De forma a garantir a vaga, os interessados deverão manifestar interesse para o email promocao.ivbam@madeira.gov.pt.

Este artesão fez formação em Cerâmica Criativa, no CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica, nas Caldas da Rainha, tendo participado, desde então, em diversos projetos escultóricos e aprimorado os seus ofícios. Em 2011, fundou o seu atelier “Barro Cru”, um espaço que utiliza para sua criação e onde orienta, regularmente, workshops.

A destacar, o facto deste workshop surgir enquadrado no ciclo de formações de artes e ofícios tradicionais da Madeira, dinamizadas pelo IVBAM, que se iniciaram em janeiro, e que decorrerão até finais de março, com o culminar da celebração da “Semana do Artesão”, de 17 a 22 de março, no Espaço “Artes & Ofícios Tradicionais da Madeira”.

Neste seguimento, de 3 a 10 de março, acontecerá o workshop de Feltragem de Lã, orientado pela artesã reconhecida, Irina Andrusko, com valor de 150€, pelo que os interessados já podem, igualmente, garantir o seu lugar, manifestando interesse para email anteriormente referido.

Mais informações sobre este ciclo de workshops de artesanato regional estão a ser divulgadas, diariamente, nas redes sociais e sites do Artesanato da Madeira e do IVBAM.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *