Cerca de 27% dos canadianos consideram os Estados Unidos um “país inimigo”, face ao retrocesso das relações entre os dois países resultante das declarações do Presidente norte-americano sobre a anexação do Canadá, segundo uma sondagem hoje divulgada.
A sondagem indica que 27% dos canadianos inquiridos consideram os Estados Unidos da América (EUA) um país “inimigo”, enquanto 30% responderam que os EUA são “um aliado” do Canadá e outros 27% classificam-no como potencialmente “neutro”.
A sondagem foi realizada entre 14 e 17 de fevereiro pela empresa Leger, que entrevistou 1.500 canadianos e 1.000 norte-americanos.
Entre os norte-americanos entrevistados, apenas 1% descreveu o Canadá como “inimigo” e 56% consideraram o país como “aliado”.
Adicionalmente, 74% dos canadianos manifestaram desagrado em relação ao Presidente dos EUA, Donald Trump.
A divulgação da sondagem segue-se a várias declarações de Trump relativamente ao Canadá, nas quais atacou a soberania canadiana e o seu primeiro-ministro, Justin Trudeau.
O Presidente republicano também já manifestou repetidamente as suas intenções de absorver o Canadá e transformar o país no 51.º estado norte-americano, chegando a designar Trudeau como “governador” em vez de primeiro-ministro.
Trump havia igualmente imposto taxas alfandegárias de 25% sobre os produtos canadianos, uma medida que se encontra suspensa até 04 de março.
Segundo Otava, os direitos aduaneiros poderão causar graves prejuízos económicos em ambos os países e a extinção de centenas de milhares de postos de trabalho.