Aumentam acidentes rodoviários mas descem mortes e feridos graves

Houve mais acidentes em 2024, mas os feridos graves e mortes diminuíram.

Em 2024 foram registados 3.845 acidentes de viação, que resultaram em 12 mortos, 73 feridos graves e 1.158 feridos ligeiros.

O Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública (PSP) apresentou ao final desta quarta-feira um balanço da sinistralidade rodoviária na região. De acordo com os dados divulgados, além dos quase mil condutores detidos, a PSP identificou os despistes como a principal causa de feridos graves e vítimas mortais, muitas vezes associados ao excesso de velocidade ou à inadequação da velocidade às condições da via. Segundo a PSP, “enquanto não corrigirmos esta conduta, não conseguiremos reduzir estes trágicos números”.

No que respeita aos tipos de veículos envolvidos em acidentes, destaca-se que, apesar de apenas 9% dos sinistros envolverem motociclos, estes representaram 50% das vítimas mortais e 85% dos feridos graves.

A PSP reforça a necessidade de sensibilização dos condutores de motociclos para os riscos do excesso de velocidade e para a importância do uso de equipamentos de proteção individual, como capacetes e vestuário adequado.

No total de 2024, foram registados 3.845 acidentes, que resultaram em 12 mortos, 73 feridos graves e 1.158 feridos ligeiros. Comparativamente a 2023, registou-se um aumento de 5,5% no número total de acidentes e de 3,3% nos feridos ligeiros.

Apesar da redução da gravidade dos acidentes, os dados indicam um aumento da sinistralidade, reforçando a necessidade de medidas preventivas para reduzir os comportamentos de risco nas estradas da Madeira.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *