‘O Tamanho dos Mundos’ inaugurou no Museu Henrique e Francisco Franco

A exposição O Tamanho dos Mundos, do artista Daniel V. Melim, abriu esta sexta-feira no Museu Henrique e Francisco Franco, onde permanecerá patente até 21 de março.

A mostra apresenta pinturas sobre tela que exploram o conceito de figuração e máscaras, refletindo sobre a relação entre identidade, ritual e perceção do mundo. Segundo o artista, “temos aqui: pinturas sobre tela, ou seja, novas coisas velhas. Figuras de costas, vazias ou mascaradas. Porque: só no ritual, no teatro ou no Carnaval as roupas não são fuga.”

O projeto, apoiado pela Câmara Municipal do Funchal, teve também uma itinerância pelo Festival FIFIG, em Groix, França.

Daniel V. Melim, nascido em 1982, vive e trabalha em Lisboa, mantendo uma forte ligação à Madeira, onde cresceu. A sua obra dialoga com influências ancestrais e contemporâneas, explorando temas ligados à cultura popular, rituais e celebrações. Com um percurso que passa pela pintura, performance, música e poesia, o artista foi finalista do Prémio Amadeo Souza-Cardoso (2023) e vencedor do Prémio Fidelidade Mundial de Pintura (2011).

Mais informações sobre o trabalho do artista podem ser encontradas em www.danielvm.com e no Instagram danielvmelim.studio.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *