A Universidade da Madeira (UMa) irá oferecer, no próximo ano letivo (2025/26), uma nova licenciatura em Engenharia Biomédica, cujo objetivo principal é o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para a saúde, envolvendo áreas como imagiologia médica, dispositivos biomédicos, biomateriais e sistemas de gestão de saúde.
Com uma abordagem multidisciplinar, este novo curso irá preparar os estudantes para compreender, modelizar e criar sistemas biomédicos complexos.
Ao longo da formação, os estudantes terão a oportunidade de participar em atividades práticas em laboratórios especializados, projetos em grupo e investigação na área da Engenharia Biomédica, sob a orientação de especialistas nas interseções entre engenharia, medicina e tecnologia, tratamento médico, adquirindo competências para desenvolver novas tecnologias e soluções no diagnóstico e tratamento médico.
Os diplomados desta licenciatura poderão exercer funções no sector público e privado, tanto na indústria, hospitais, e em agências governamentais de regulação da saúde. Poderão também atuar no desenvolvimento e comercialização de equipamento para monitorização e cuidados de saúde e investigação e, ainda, ter um papel principal na conceção e teste de novos produtos e na consultoria sobre sistemas de saúde e para a seleção e a utilização de equipamento médico e supervisão do seu desempenho e manutenção; bem como no desenvolvimento de sistemas que requeiram conhecimento profundo dos sistemas vivas e da tecnologia.
No final do curso, estarão preparados para contribuir para a evolução do setor da saúde, tanto na saúde pública como no desenvolvimento de dispositivos e sistemas inovadores.
Este curso é dirigido a quem procura uma formação tecnológica avançada nas diferentes áreas da Engenharia Biomédica, adaptada às necessidades de um mercado de trabalho em constante evolução.
É especialmente dirigido a estudantes que ambicionem ter uma intervenção ativa nesta área e desenvolver o seu conhecimento e sentido crítico sobre a área da Engenharia Biomédica, sentindo-se capazes de acompanhar a evolução dos conhecimentos e tecnologias ao longo da sua vida profissional.
O acesso a esta licenciatura deverá ser efetuado através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, tendo como provas de ingresso Física e Química e Matemática. Também estarão disponíveis vagas para o ingresso através dos regimes de mudança de par instituição/curso e Concursos Especiais.