O secretário-geral da ONU, António Guterres, irá alertar hoje contra qualquer tentativa de “limpeza étnica” em Gaza num discurso que fará dentro de horas em Nova Iorque, avançou o seu porta-voz, Stéphane Dujarric.
O discurso de Guterres ocorre um dia depois do Presidente norte-americano, Donald Trump, ter proposto que os habitantes do enclave palestiniano, devastado após 15 meses de guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas, sejam reinstalados em outro lugar “permanentemente”, nomeadamente nos países vizinhos Jordânia e Egito.
“É vital permanecer fiel à base do Direito Internacional. É essencial evitar qualquer forma de limpeza étnica”, disse Dujarric, referindo-se a uma parte do discurso que Guterres fará hoje à tarde (hora local em Nova Iorque) perante o Comité sobre o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestiniano.
Questionado especificamente sobre os planos de Trump para a Faixa de Gaza, Stéphane Dujarric frisou que “qualquer deslocamento forçado da população é equivalente a uma limpeza étnica”.