O primeiro recrutamento em mais de 20 anos de 58 conservadores e 240 oficiais de registo foi hoje desbloqueado, anunciou o Ministério da Justiça, a par da abertura de novos recrutamentos.
O Governo pretende recrutar mais 70 conservadores e 380 oficiais de registo.
“Ficaram concluídos hoje os procedimentos abertos em 2023 para o recrutamento de conservadores e oficiais de registo, o que vai permitir a contratação de profissionais de registo pela primeira vez em mais de 20 anos, para reforçar e renovar os serviços de todo o país”, afirmou a tutela, em comunicado.
O Instituto de Registos e Notariado (IRN) disponibilizou as listas definitivas com a classificação dos candidatos, encerrando assim os concursos abertos há dois anos, de acordo com a mesma fonte.
As listas ordenam os candidatos aprovados para preencher os 50 lugares de conservador no continente e oito lugares na Madeira, bem como 240 lugares de oficial de registo.
A secretária de Estado da Justiça, Maria José Barros, citada no comunicado, reconheceu que os profissionais a recrutar não são ainda suficientes, mas considerou que este primeiro passo vai permitir resolver “muitos problemas”.
Maria José Barros, que tutela o IRN, autorizou, ainda, o recrutamento de mais 70 conservadores e 380 oficiais de registo, através de concursos a abrir proximamente.
Em meados de janeiro, o Ministério da Justiça informou representantes sindicais de que o Ministério das Finanças autorizara o recrutamento de 50 novos conservadores e 240 oficiais de registo.
O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) disse posteriormente esperar que a concretização do novo concurso para recrutar 70 conservadores e 380 oficiais de registo tenha em conta a reserva de recrutamento efetuada pelo anterior executivo.
Os trabalhadores dos registos realizaram, entre dezembro e janeiro, uma greve de duas semanas convocada pelo Sindicato Nacional dos Registos (SNR), em protesto pela falta de diálogo com a tutela, contra as assimetrias salariais e pela contratação de mais trabalhadores.