Medicamentos: Antigos combatentes têm de estar registados para usufruírem de novos benefícios

Se tiverem dificuldades na obtenção dos medicamentos, o antigos combatentes deverão contactar o IASAÚDE, na Rua das Pretas.

Para usufruírem dos novos benefícios na comparticipação de medicamentos, os antigos combatentes têm de estar sinalizados como tal no Registo Nacional do Utente (RNU), alertou hoje, em comunicado, o Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM).

Os antigos combatentes que se dirijam às farmácias comunitárias e não consigam obter a devida comparticipação, podem deslocar-se ao Balcão de Apoio ao Utente, nas instalações do IASAÚDE, IP-RAM, à Rua das Pretas, ou ligar para o número 291 212 376, para verificarem a sua condição de antigo combatente no RNU”.

Acrescenta a mesma fonte, que, na eventualidade de ser necessária a atualização do RNU, os antigos combatentes devem aceder ao Balção Único da Defesa (BUD), através do endereço https://bud.gov.pt/ac/eac.html , estabelecendo contacto por e-mail, antigos.combatentes@defesa.pt, ou pelo seguinte número de telefone 213 804 200.

“De referir que, neste momento, estão reunidas todas as condições para que seja realizada a comparticipação imediata de 50% do valor dos medicamentos para os antigos combatentes, estando ultrapassados os constrangimentos iniciais dos softwares de Prescrição Eletrónica de Medicamentos (PEM)”, sublinha o IASAÚDE.

O IASAÚDE, IP-RAM acrescenta, no mesmo comunicado, que “reforçou a informação já divulgada junto da Associação Nacional de Farmácias (ANF) e dos médicos prescritores, assim como da Direção Regional de Saúde (DRS) e do Serviço de Saúde da RAM (SESARAM, EPERAM) sobre a aplicabilidade à Região Autónoma da Madeira desta medida, que permite que os antigos combatentes beneficiem de uma comparticipação de 50% dos medicamentos dispensados pelas farmácias comunitárias, ao longo do ano de 2025, e de 100% em 2026”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *