Cerca de três dezenas de idosos compareceram, esta manhã, nas instalações da Associação Desportiva de Campanário para se informarem sobre o processo de requerimento do Complemento Regional de Idosos (CRI).
Promovida pela Secretaria Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude (SRITJ), através da Direção Regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais (DRAS), a sessão informativa teve por objetivo esclarecer as dúvidas dos potenciais utentes beneficiários do complemento.
Ana Sousa, secretária com a tutela da Inclusão, fez questão de participar na iniciativa, acompanhada diretora regional Graça Moniz.
Na ocasião, a governante recordou a vontade de o Governo Regional em aumentar o valor do CRI, um objetivo inviabilizado pela não aprovação do Orçamento da Região.
Para beneficiar do Complemento Regional para os Idosos (CRI), deve-se candidatar até 31de outubro deste ano. Os beneficiários recebem 1.320 euros anuais, pagos em prestações trimestrais, no montante de 330 euros.
O CRI tem como propósito a melhoria das condições de vida da população idosa, através da atribuição de uma prestação pecuniária atribuída a título de complemento regional de pensões ou prestações de segurança social de valores mínimos e foi criado com verba do Orçamento Regional.
São abrangidos por esta prestação pecuniária, os idosos residentes na Madeira, com idade igual ou superior a 65 anos, que recebem a Pensão Social de Velhice e o Complemento Solidário para Idosos, a Pensão de Velhice do Regime Geral de Segurança Social (montante igual ou inferior a 331,79 euros), a Prestação Social para a Inclusão (no valor de referência atual), a Pensão de Invalidez (montante igual ou inferior a 331,79 euros) e a Pensão de Viuvez no valor mínimo.
Para beneficiar do Complemento Regional para Idosos, é igualmente necessário que o requerente não esteja institucionalizado em unidades residenciais para idosos, nem em estabelecimentos sociais geridos por entidades públicas, privados ou do setor social, no âmbito da segurança social e da saúde.
O requerimento pode ser entregue na Direção Regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais, no Centro Comunitário Regional, nos Serviços Locais da Segurança Social, no Balcão da Loja do Cidadão da Segurança Social ou nas Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira.
Pode consultar mais informações sobre este apoio no Balcão de Inclusão, no Balcão de Inclusão, situado na Loja do Cidadão, ou na página da DRAS.