O Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, revelou de capital importância a aquisição de duas novas ambulâncias para reforçar o serviço de transporte de doentes na Madeira. Num evento marcado pela presença de autoridades e profissionais de saúde, Ramos destacou a importância desses veículos para melhorar a resposta urgente e não urgente na região.
“Estas duas novas ambulâncias, um investimento de 114 mil euros, vêm complementar nossa frota e contribuir para a humanização dos serviços de saúde”, afirmou. Com esta aquisição, o Serviço de Saúde da RAM (SESARAM) passa a contar com 18 ambulâncias, fortalecendo sua capacidade de resposta a cerca de 300 transportes diários.
Pedro Ramos também mencionou os desafios enfrentados, incluindo a necessidade contínua de renovação da frota e os planos adiados para aquisição de mais veículos devido a questões orçamentais. “Estamos comprometidos em continuar a investir na saúde”, mesmo depois do orçamento estar bloqueado pela oposição, afirmou. Uma das consequências é que o próximo concursos para aquisição de mais oito viaturas teve de ser adiado.
“A saúde continua a ser uma prioridade de investimento”, concluiu Ramos, destacando o papel fundamental dos profissionais de saúde no sistema regional.
O Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, destacou o forte investimento do Governo Regional na área da saúde, sublinhando que uma parte significativa do orçamento de 553 milhões de euros para o setor é destinada aos profissionais de saúde.
“Para a área dos recursos humanos, tínhamos um investimento de mais 30 milhões de euros, refletindo o nosso compromisso com os profissionais da saúde”, afirmou Pedro Ramos, garantindo que a valorização destes trabalhadores continua a ser uma prioridade.
O governante destacou que, do total orçamentado, 240 milhões de euros foram destinados ao pagamento de médicos, enfermeiros, técnicos superiores de saúde, técnicos auxiliares, administrativos e outros profissionais que garantem o funcionamento do sistema regional de saúde.
“A saúde continua a ser um pilar de investimento do Governo Regional, para responder às exigências de uma população cada vez mais informada sobre os seus direitos e deveres”, acrescentou.
Pedro Ramos reforçou ainda que a aposta na qualificação e no reconhecimento dos profissionais de saúde é essencial para garantir um serviço de qualidade na Madeira.