O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC), Richard Marques, realizou a sua primeira visita à delegação regional da Cruz Vermelha Portuguesa, sendo recebido pela direção liderada pelo presidente Rui Nunes. Na reunião também presente o coordenador da Estrutura Local de Emergência (ELE) da CVP, António Marques.
A visita contou com a presença do Chefe de Divisão de Planeamento, Operações e Comunicações do Comando Regional de Operações de Socorro, Válter Ferreira, e teve como objetivo principal cumprimentar a equipa dirigente e de coordenação.
Durante a primeira reunião de planeamento, foram discutidas as prioridades estratégicas para os próximos três anos, com base nas valências existentes e nas oportunidades de desenvolvimento do sistema integrado de operações de proteção e socorro na RAM.
Richard Marques destacou a importância de investir na capacitação da estrutura operacional de emergência, abrangendo áreas como as zonas de concentração e apoio à população, logística de suporte e reforço especializado. O foco foi mantido na formação e inovação, visando otimizar o sistema de Emergência e Proteção Civil.
A promoção da interoperabilidade entre os Agentes de Proteção Civil e Entidades Cooperantes foi sublinhada como essencial, integrando todas as forças de forma complementar num dispositivo operacional integrado que melhore o trabalho em rede desde o atendimento inicial de pedidos de socorro.