Um sismo de magnitude 6 atingiu a ilha de Taiwan na madrugada de terça-feira (hora local), sem causar grandes danos, anunciou o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS).
O sismo, que abalou edifícios na capital Taipé, foi registado às 00:17 de terça-feira (16:17 de segunda-feira em Lisboa) em Taiwan.
O seu epicentro localizou-se a doze quilómetros a norte do distrito de Yujing, no sul da ilha.
Segundo as autoridades locais, três pessoas, incluindo uma criança, que ficaram presas sob os escombros da sua casa, foram resgatadas pelos bombeiros.
Outra pessoa ficou ferida por causa da queda de destroços, enquanto outras duas ficaram presas em elevadores.
Um repórter da agência France-Presse (AFP) em Taipé sentiu a sua habitação num edifício tremer durante quase um minuto.
Taiwan é frequentemente atingido por sismos devido à sua localização na junção de duas placas tectónicas, perto do Anel de Fogo do Pacífico, que é a área sísmica mais ativa do mundo, de acordo com o USGS.
O último grande sismo ocorreu em abril de 2024, quando a ilha foi atingida por um forte tremor de magnitude 7,4, o mais forte em 25 anos, disseram as autoridades.
Pelo menos 17 pessoas morreram no sismo, que provocou deslizamentos de terras e danificou gravemente edifícios em redor de Hualien, no leste da ilha.
Em 1999, um terramoto de magnitude 7,6 matou cerca de 2.400 pessoas, tornando-se o desastre natural mais mortífero da história da ilha.