Uma comitiva do PAN Madeira esteve na freguesia de Ponta do Pargo em contacto direto com a população local.
Para o partido é fundamental apostar em políticas que promovam a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental na região, principalmente em zonas mais rurais. Reconhecendo as dinâmicas de desenvolvimento e as expectativas locais, o partido destaca que qualquer projeto deve ser planeado com base em princípios de sustentabilidade a longo prazo.
Defende por isso que sejam adotadas medidas práticas como a aposta em sistemas de irrigação eficientes, reaproveitamento da água, utilização de pesticidas biológicos e a aposta na reflorestação.
O PAN Madeira também relembrou a relevância de projetos que fortaleçam a biodiversidade local, como a implementação de um Ecoparque na Zona Oeste, que poderia atrair visitantes e gerar benefícios económicos valorizando o patrimônio natural da região.
“A Zona Oeste tem sido sempre afetada por incêndios, nomeadamente em outubro de 2023 viu grande parte da sua área ardida. Mais de um ano depois não vemos qualquer projeto no terreno no sentido de preservar e combater as infestantes. Vemos pelo contrário a floresta a ser novamente invadida por plantas infestantes. É por isso crucial apostar na reflorestação, em planos de recuperação das áreas ardidas e em projetos que garantam a proteção e preservação destas áreas.”, reforça a Porta-Voz Regional, Mónica Freitas
O PAN Madeira continua empenhado em defender políticas que promovam o desenvolvimento sustentável, assegurem a conservação ambiental e garantam qualidade de vida para as gerações presentes e futuras.