No fim-de-semana em que é celebrado o padroeiro dos animais domésticos, Santo Antão, com dois momentos de bênção dos animais em diferentes paróquias da Região, o PAN Madeira emitiu uma nota na qual sublinha a importância que os animais domésticos, incluindo os que se encontram em abrigos, possam fazer parte destes momentos “simbólicos e cheios de significado”.
“Apelamos assim à Diocese e aos abrigos de animais da Região para unirem esforços e proporcionarem a bênção dos animais acolhidos. Esta iniciativa é mais do que um gesto de fé; é uma oportunidade para dar visibilidade ao trabalho essencial realizado pelos abrigos, sensibilizar a sociedade para a causa animal e incentivar a adoção responsável”, refere o PAN Madeira.
Segundo defende o partido, incluir uma bênção dos animais diretamente nos abrigos poderia ser uma forma “poderosa” de apelar à adoção responsável. “Estes momentos não só destacariam a importância de oferecer um lar seguro aos animais, mas também sensibilizariam a comunidade para o compromisso necessário na adoção”, acrescenta.
“A bênção dos animais é um momento especial de conexão com os nossos companheiros de quatro patas, mas também pode ser um ponto de partida para um olhar mais atento às condições e necessidades dos animais que esperam por um lar. O PAN Madeira quer reforçar que todos os animais merecem respeito, amor e cuidado,” destaca Válter Ramos, vice porta-voz do PAN Madeira.
Aproveitar estas celebrações religiosas para envolver os abrigos de animais é uma forma de valorizar o trabalho incansável dos voluntários e promover a união entre a comunidade e a causa animal, conclui.