Decorreu, esta tarde, na Sala da Assembleia Municipal do Funchal, a cerimónia de Tomada de Posse dos Corpos Sociais da Associação de Ténis da Madeira para o Quadriénio 2025-2028, bem como a entrega dos Prémios Regionais referentes ao ano de 2024, evento que O contou com a presença da presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra.
Cristina Pedra sublinhou a prioridade que o atual executivo tem perante o desporto, traduzindo-se num reforço significativo das verbas destinadas ao associativismo desportivo. Como destacou “Em 2021, tínhamos um orçamento destinado ao desporto de 315 mil euros. Para 2025, esse valor ascende a 1 milhão e 300 mil euros. Contudo, não se trata apenas de apoio financeiro, mas também de um acompanhamento próximo e rigoroso na monitorização das atividades e do uso das verbas disponibilizadas.”
A presidente da Câmara enalteceu os 30 anos de trabalho da Associação de Ténis da Madeira, destacando o seu contributo para o desenvolvimento da modalidade e a formação de atletas de referência. “O investimento no desporto é também um investimento em práticas de vida saudáveis e no desenvolvimento humano e social da cidade. O investimento num atleta, é um desenvolvimento da cidade. Mantemos o nosso lema de promover um desporto sem drogas, não sendo apenas uma aposta em eventos desportivos, mas também numa forma de viver e escolher os melhores caminhos”, afirmou.
Cristina Pedra destacou ainda o sucesso do Programa Jovem Atleta, implementado em 2023, que tem proporcionado apoios significativos aos clubes desportivos da região. “Em 2023, os clubes recebiam 15 euros por atleta. Para 2025, este valor aumentará para 25 euros por atleta, beneficiando já cerca de 6.000 jovens”
Além disso, a autarca ressaltou a aposta da autarquia na requalificação de espaços desportivos, com deu exemplo a requalificação de bairros sociais, jardins e campos desportivos.
Cristina Pedra aproveitou ainda a ocasião para deixar um incentivo relativamente ao projeto da Associação de Ténis da Madeira para o Complexo do Papagaio Verde. “Contem com esta casa para fazermos o brainstorming necessário. Enquanto estivermos no executivo, estamos abertos a colaborar com entidades que queiram promover práticas e equipamentos desportivos na nossa cidade, como é o caso deste belo projeto”, concluiu.