Gonçalves Zarco valorizou património gastronómico da Madeira

Decorreu ontem, na cantina da EBS Gonçalves Zarco, a apresentação pública da Atividade Integradora (AI) da turma S4 dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA) daquela escola.

Formandos e formadores deste curso escolheram como tema “O Património Gastronómico da RAM: os doces tradicionais”, e aproveitando o facto de esta turma contar com uma chef de cozinha, brindaram todos os presentes com um breve workshop sobre os tradicionais biscoitos regionais.

Na ocasião os formandos do S4, sob a supervisão da chef Teresa Freitas, também ela formanda da turma, demonstraram como se faz as famosas areias e os biscoitos de cerveja e deram oportunidade aos colegas de outras turmas de “colocarem a mão na massa” e participarem de forma mais ativa nesta atividade.

O trabalho prosseguiu com uma apresentação, onde os discentes destacaram os principais doces e bebidas da RAM, relevando os locais onde eles são mais populares e também as alturas do ano em que são especialmente produzidos e apreciados.

O Coordenador dos Cursos EFA, José Mascarenhas, agradeceu o empenho de todos os formandos e formadores na concretização desta apresentação e o Presidente do Conselho Executivo, Ricardo Barcelos, destacou o meritório esforço que muitos adultos fazem ao conjugar a vida profissional e familiar com a escola, tendo como objetivo a melhoria das suas competências.

No final, e por ser Dia de Santo Amaro, cumpriu-se a tradição de varrer os armários, e houve tempo para um lanche partilhado, onde se puderam apreciar os biscoitos que os formandos haviam feito, bem como outras iguarias que docentes e discentes trouxeram para o efeito.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *