Neste momento, o SESARAM atingiu os 36% da capacidade de lotação do internamento em enfermaria de adultos, nos hospitais Dr. Nélio Mendonça e Marmeleiros, devido às ‘altas problemáticas’.
Esta constatação foi feita há instantes pelo Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, EPERAM, que em comunicado enviado à redação informa que, “devido à crescente procura do Serviço de Urgência, propícia a esta época, e à capacidade de internamento dos hospitais estar preenchida com utentes em situação de alta problemática (230), a lotação de internamento em enfermaria está condicionada”.
Desta forma, acrescenta a nota, “comprometida a capacidade de tratamento de doentes agudos [adultos], tomou-se um conjunto de medidas de caráter excecional, para assegurar a prestação de cuidados urgentes e emergentes aos utentes do Serviço de Saúde da Região”.
Assim sendo, o SESARAM informa que “toda a atividade clínica com internamento em enfermaria de adultos deve estar reservada a situações urgentes e/ou inadiáveis, devendo ser privilegiada a atividade clínica em ambulatório”. No entanto, “mantém-se toda a atividade urgente e urgência diferida”.
O SESARAM que “a prioridade do Serviço de Saúde é garantir a estabilidade clínica dos utentes e minimizar qualquer impacto negativo, mantendo o compromisso de prestar o melhor cuidado possível a todos os utentes que acolhe e trata”.