Funcionários em protesto na abertura do ano judicial com altar pela carreira

Cerca de cem funcionários judiciais em protesto instalaram um altar pela carreira dos oficiais de justiça em frente ao Supremo Tribunal de Justiça, em Lisboa, onde decorre hoje à tarde a abertura solene do ano judicial.

“Aqui jaz a carreira de oficial de justiça, 1212-2025”, lê-se numa lápide de cartão, ladeada por duas coroas e acompanhada de quase duas dezenas de velas acesas.

A vigília convocada pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), à qual também aderiu o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ), deveria ser silenciosa, mas foi interrompida por assobios e apitos à chegada à cerimónia do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A maioria dos manifestantes, sobretudo da região de Lisboa, enverga t-shirts negras de protesto com a frase “Justiça para quem nela trabalha”.

Os oficiais de justiça contestam a proposta de revisão da carreira apresentada pelo Ministério da Justiça no final de dezembro, com condições consideradas inaceitáveis por ambos os sindicatos, como a divisão da carreira em duas e valorizações salariais que as estruturas não aceitam.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *