O Tempo

Um Novo Ano a despertar, não sendo um marco natural, mas convencionado pelo Homem, acaba por ser uma boa oportunidade para um recomeço e um recentrar da acção Humana naquilo que mais importa que é, o trilhar o caminho do Bem.

Sendo o Tempo a variável mais importante e não controlável, decorre da sua melhor gestão a capacidade de concretizar esse Bem e por ora a Felicidade, não é possível ser Feliz sem praticar o bem, pois é condição imperativa para esse estado um equilíbrio, uma harmonia entre o Homem e a vida que ele leva, como nos diz A. Camus.

O Tempo, neste plano, vai escasseando com o passar dos anos, isto porque tendencialmente aceleramos a vida a um ponto de insustentabilidade do seu usufruto. Esta variável sendo física, depende sempre do exercício mental e da acção decorrente do Homem, senão vejamos, 30 minutos numa fila de trânsito, parecem durar mais que 30 minutos numa actividade prazerosa ou acção valiosa por exemplo numa actividade em família (em que o tempo parece voar). A variável Tempo será então ela própria o resultado da interação com o individuo. Temos então universos pessoais que viajam a velocidades díspares, num mesmo Tempo (unidade mensurável).

Desacelere, não se deixe controlar pelo Tempo que você acelerou, procure ambientes calmos, a sua Saúde Mental está dependente do controlo desse Tempo, viva cada momento da sua vida enquanto único e irrepetível, dê Tempo ao Tempo, para poder usufruir da mesma.

Porque a Saúde é necessária para poder usufruir da Vida (não sendo condição sine-qua-non), deixo algumas sugestões para a saúde e para a vida em 2025:

Desacelere o ritmo, relaxe, medite, aprenda a respirar;

Seja positivo em tudo o que faz na Vida, partilhe um sorriso diário e faça alguém sorrir, sorria para o mundo mesmo quando em si resida alguma dor;

Ajude alguém próximo, distribua Amor, nada nos perpetua mais neste plano.

Pratique o Bem, ele é viciante, faça-o com renúncia espontânea do interesse e da conveniência própria.

Não espere demasiado da vida, faça a melhor gestão das suas expectativas para o possível, Camus diz-nos que reside na esperança a infelicidade do Homem, no entanto quando a oportunidade surgir disfrute ao máximo;

Melhore a alimentação, reduza nas gorduras e nos açúcares, e varie os alimentos e as suas origens de cultivo ou criação.

Faça exercício físico com frequência, e que o mesmo se torne um hábito prazeroso, mas não excessivo;

Plante uma árvore, não há melhor maneira de cuidar do clima, melhora a utilização do dióxido de carbono, aumenta a produção de oxigénio, e arrefece o planeta;

Deixe de consumir álcool, deixe de fumar, (os nossos governos são claramente tenrinhos e pouco capazes nestes campos).

Abandone as redes sociais de vez, não trazem aporte de valor vivencial, e servem para aumentar o isolamento e o alheamento para com o mundo real, com os subsequentes problemas mentais, por essa razão Nova Iorque classificou as redes socias como risco de Saúde Pública.

Termino com sugestão de muitas e boas leituras, e ouça muito boa música (que ainda existe nem que seja revisitando o passado).

O Tempo é um dos seus maiores aliados, use-o para o Bem.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *