O artista plástico ‘Vhils’ – nome artístico de Alexandre Farto -, conhecido pelas suas obras de arte urbana, esculpiu o rosto de Sophia de Mello Breyner Andresen no cais da Praia da Ribeira de Natal, no Caniçal, no âmbito do projeto ‘Sea Portrait’.
O tributo à lendária poetisa portuguesa agora encontra-se, “onde o mar e as rochas carregam a sua voz”, realçou o artista numa publicação nas redes sociais, o qual adiantou ter crescido a ler as suas obras. “Sou um grande admirador do trabalho desta autora incrível, que me inspirou e deixou uma marca em quem sou, tanto como artista quanto como pessoa”, disse.
O artista agradeceu ainda à família de Sophia de Mello Breyner Andersen por permitir e tornar possível a realização desta obra.
Refira-se que o trabalho contou ainda com a colaboração da ‘Ephemeral Ethernal’ que, na também sua página de Instagram, destacou a profunda ligação da célebre autora ao mar.
“Submerso pelas marés e exposto ao céu aberto, este retrato é uma fusão simbiótica entre arte e ambiente, personificando o poderoso vínculo entre a criação humana e a natureza”, rematou.