Confrades da Truta e da Sidra assinalam regionalidade no Ribeiro Frio

Com o objetivo de divulgar e promover os produtos locais, nomeadamente a sidra e a truta, a confraria é uma das valências da Casa do Povo de São Roque do Faial.

Os elementos que compõem a Confraria da Truta e da Sidra, criada há 12 anos, reuniram-se na noite de ontem no Ribeiro Frio, em pleno coração Laurissilva. O evento juntou cerca de 4 dezenas de confrades e convidados.

“O facto do encontro, deste mês, ter acontecido geograficamente dentro da Floresta Laurissilva, no Ribeiro Frio, teve um significado especial uma vez que aquela floresta foi classificada há 25 anos como património da UNESCO. Outro aspeto de realce foi o facto de ter sido no Posto Aquícola do Ribeiro Frio onde, pela primeira vez, se produziu trutas na Madeira, a meados do século passado. Na ocasião, o confrade mor, Gonçalo Jardim, agradeceu a presença de todos, tendo realçado a importância que esta confraria teve na valorização dos produtos locais, nomeadamente a sidra. De salientar que vários produtores de sidra são também confrades, o que vem valorizar aquela bebida e a sua divulgação”, é evidenciado em nota à imprensa.

A Confraria da Truta e da Sidra tem já, neste momento, uma abrangência regional, sendo composta por cerca de setenta confrades. O seu lema é: ‘Pela Truta, pela Sidra, pela Madeira e pela Amizade’.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *