O número de carregamentos de veículos elétricos na rede Galp ultrapassou um milhão até outubro, superando o total registado em 2023, com a empresa a estimar um crescimento de 25% este ano, foi hoje anunciado.
“Este resultado intercalar confirma 2024 como melhor ano de sempre desta operação e projeta um crescimento anual global na ordem dos 25%”, informou a Galp, em comunicado.
A empresa realçou que este crescimento reflete “o crescimento do parque automóvel de propulsão híbrida e elétrica, mas também a expansão da rede de carregamento elétrico operada pela Galp, a maior do país, com mais de 5.500 pontos instalados”.
De acordo com os últimos dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, o mercado automóvel cresceu 4,6% até setembro face ao período homólogo, com 186.996 novos veículos em circulação, sendo que, do total de novos veículos ligeiros, a maioria (55,2%) são movidos a energias alternativas (elétricos e híbridos).
Tendo em conta apenas a evolução do mercado no mês de setembro, os dados da ACAP indicam que foram matriculados 18.054 veículos automóveis, mais 6,1% que no mesmo mês do ano passado, com os elétricos a pesarem 18,4%.