O Instituto da Defesa Nacional (IDN) vai realizar na Região Autónoma da Madeira, no ano académico 2024/25, a oitava edição do Curso Intensivo de Segurança e Defesa (CISEDE). “Este curso, sem encargos para os auditores, conta com o alto patrocínio do Governo Regional da Madeira e visa promover o aprofundamento do conhecimento dos cidadãos sobre as temáticas da segurança e da defesa, no âmbito nacional e internacional”, refere a diretora do Instituto da Defesa Nacional, Isabel Ferreira Nunes, em comunicado.
O Curso Intensivo de Segurança e Defesa terá um formato modular. Serão realizados três módulos. O 1º e o 3º módulo em regime presencial no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico, no Funchal, e o 2º módulo através de plataforma digital Zoom, em sala virtual do IDN.
Os três módulos decorrerão sempre durante o período da tarde, e serão subordinados aos seguintes temas: “O Quadro Geral de Segurança e Defesa”; “A Política de Defesa Nacional”; “A Realidade Regional no domínio da Segurança e Defesa”, respetivamente.
O 1º módulo do curso realizar-se-á nos dias 11, 22 e 13 de novembro, e a sessão solene de abertura, presidida pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, terá lugar a 11 no Salão Nobre do Governo Regional. A realização dos segundo e terceiro módulos está prevista, respetivamente, para os meses de janeiro e março de 2025, em datas a confirmar posteriormente.
Para participar nestas formações, o IDN convida anualmente organismos da administração central, regional ou local, das Forças Armadas, das Forças e Serviços de Segurança, bem como entidades e Instituições representativas da sociedade civil para designarem colaboradores para a frequência do CISEDE”, explica ainda a responsável.