Dinarte Fernandes diz que há a ideia de que é “exigido tudo e mais alguma coisa” aos produtores europeus

Dinarte Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Santana.

Dinarte Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Santana, usou da palavra no primeiro período de debate no Seminário ‘Agricultura: Presente e Futuro’, no âmbito da II Edição do Festival Agrícola e Repentista da Madeira (FARM), no salão nobre da Câmara Municipal de Santana, para partilhar a “ideia generalizada” de que aos produtores europeus é “exigido tudo e mais alguma coisa”, algo que não acontece com os produtores da América Latina e de África.

“Há uma ideia de que a esses não é exigido tanto como aos europeus”, aponta o edil, questionando ao painel se se trata de uma questão é mesmo verídica ou se é um mito. “Porque os nossos agricultores a ideia que têm é que são os europeus madeirenses é exigido muito e aos outros se calhar não exigem tanto”.

Ondina Afonso, do Clube de Produtores Continente, respondeu à questão, explicando que a Comissão Europeia pôs a “fasquia muito alta” com várias ambições o que criou “alguma tensão”, tendo levado a várias manifestações. A responsável acredita que o caminho da sustentabilidade não vai voltar para trás e que a exigência vai se manter, mas pode não ser no ritmo que estava a ser colocado anteriormente.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *