Iluminação na baixa de Câmara de Lobos mais amiga das aves marinhas

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos, procedeu à instalação de 29 novas luminárias na baixa da cidade, no âmbito de um projeto piloto do Projeto LIFE Natura@night. Esta iniciativa, coordenada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves – SPEA, integra a Aliança Macaronésica para a Redução da Poluição Luminosa, que visa proteger a biodiversidade, com foco especial nas aves marinhas, enquanto promove a eficiência energética e a qualidade da iluminação pública.

Segundo nota e imprensa, o município, como um dos beneficiários do projeto, LIFE Natura@night. implementou luminárias com tecnologia LED de espectro controlado, que minimizam a emissão de luz azul, reduzindo assim os impactos negativos na fauna noturna. Esta ação não só protege a biodiversidade, como também contribui para a eficiência energética, reduzindo o consumo de eletricidade.

No âmbito deste projeto estão a ser estudados os efeitos da poluição luminosa na biodiversidade das áreas protegidas da Macaronésia e implementadas medidas para mitigar esses efeitos. O projeto incluiu ainda a medição e mapeamento da poluição luminosa nas áreas terrestres e marítimas do Concelho, assim como a sensibilização da população e dos setores económicos para a importância de uma iluminação responsável e regulada.

A Câmara de Lobos é uma das várias entidades envolvidas nesta aliança, que inclui municípios, governos regionais, ONGs e a comunidade científica. A colaboração entre estes diferentes intervenientes visa garantir a implementação de práticas sustentáveis, alinhadas com os objetivos de preservação do património natural da região.

A vereadora com o Pelouro do Ambiente Dina Silva salientou que este é “um projeto crucial para a sustentabilidade ambiental de Câmara de Lobos, que alia a proteção da biodiversidade com a promoção de um ambiente urbano mais eficiente e seguro”. As novas luminárias, para além de beneficiarem as aves marinhas locais, proporcionam um ambiente mais agradável e iluminado para os residentes e visitantes da cidade.

Esta intervenção faz parte de uma estratégia mais ampla, coordenada pela SPEA, que envolve não só a instalação de iluminação eficiente, mas também a sensibilização de setores chave como pescadores, empresas de turismo marítimo, e agentes portuários, para os impactos da poluição luminosa.

O projeto LIFE Natura@night é financiado pela União Europeia, e terá continuidade com novas iniciativas que contribuirão para a redução da poluição luminosa e para a proteção dos ecossistemas sensíveis da Macaronésia.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *