Pedro Fino admite que o custo final do hospital possa ser mais caro do que previsto

Uma equipa da Universidade da Madeira, liderada pelo reitor Sílvio Fernandes, está a visitar as obras do novo hospital, em Santa Rita.

Acompanhada pelos secretários regionais de Saúde e Proteção Civil e de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Ramos e Pedro Fino, respetivamente, a equipa da universidade assistiu primeiro a uma apresentação das novas condições da infraestrutura, que destina por exemplo uma área de 1.500 metros quadrados para investigação na área da saúde, em parceria com a UMa, um extenso auditório com capacidade para aumentar ou diminuir o número de lugares, salas para formação, além de outras condições acessíveis à universidade.

O novo hospital terá uma área superior a 171 mil m2, mais do dobro da soma das áreas atuais do Hospital Dr. Nélio Mendonça e do Hospital dos Marmeleiros.

Neste momento, a obra avança na sua segunda fase de construção e no início do próximo ano deverá começar a terceira fase. A quarta fase já será a de aquisição dos equipamentos.

Nesta visita, o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas admitiu que o valor final do hospital possa ficar acima dos 350 milhões de euros inicialmente previstos.

Pedro Fino explicou que nas duas primeiras fases da construção foi possível conter derrapagens, mas admitiu que as fases seguintes possam ter um custo superior ao inicialmente previsto, devido à inflação, à necessidade de recurso técnico externo e à atualização dos equipamentos.

O governante não quantificou, contudo, qual o valor desse aumento da construção do hospital.

Ainda assim, disse esperar que o Governo da República acompanhe a subida que possa acontecer, responsabilizando-se pelos 50% da sua parte, como previamente acordado.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *