Campanha de Imunização Anti-VSR 2024/25 inicia-se hoje na RAM

Representando um investimento anual do Governo Regional na ordem dos 400 mil euros, a Campanha de Imunização contra o VSR, para a época 2024-2025, é iniciada hoje na Região. Segundo explica o SESARAM, em nota de imprensa, o objetivo é prevenir a doença grave e a hospitalização por VSR, em crianças que vão viver a sua primeira época VSR ou que apresentam risco acrescido para doença grave causada por este agente.

Recorde-se que o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é uma causa frequente de infeção respiratória em crianças, em especial no início da vida. É um vírus respiratório muito comum e contagioso, que circula entre o outono e a primavera, causando bronquiolites e pneumonias, que resultam muitas vezes em hospitalizações.

Assim, são alvo da imunização: “Crianças nascidas no período de 1 de outubro de 2024 a 31 de março de 2025, que fazem a imunização na maternidade, após o nascimento; Crianças nascidas no período de 1 de abril a 30 de setembro de 2024, que serão convocadas para serem imunizadas nos Centros de Saúde da área de residência e crianças com risco acrescido de doença grave por VSR, a entrar na 2ª época de circulação do vírus, até os 24 meses, que serão imunizadas na consulta de profilaxia do VSR do Hospital Dr. Nélio Mendonça”.

O SESARAM recorda ainda que a imunização com o anticorpo monoclonal anti-VSR nirsevimab, autorizada pela Agência Europeia do Medicamento em 2022, juntou-se às medidas de higiene e controlo ambiental para a prevenção desta infeção, sendo recomendada pela Organização Mundial da Saúde e fazendo já parte dos esquemas de imunização recomendados em vários países.

“A implementação de uma estratégia de imunização contra o VSR na RAM, na época 2023-2024, foi inovadora no país e permitiu oferecer esta proteção a 1715 crianças, ao nascimento ou até os 8 meses, na sua primeira época de VSR. Confirmando a evidência disponível sobre a elevada efetividade desta imunização, na época 2023-2024, só no SESARAM, EPERAM, verificou-se uma redução de 55% no número de hospitalizações por infeção respiratória aguda a VSR, em crianças até os 12 meses de idade”. Mais informações podem ser obtidas nos serviços mencionados do SESARAM, EPERAM. Todavia, materiais de divulgação sobre a campanha estão a ser disseminados nos locais de imunização, através de parceiros e outros meios de comunicação social. O cartaz e flyer alusivos “Protegido para respirar bem: Imunização anti-VSR Época 2024-25” estão acessíveis no site da Direção Regional da Saúde.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *