Sara Madalena, deputada do CDS, submeteu à apreciação dos deputados da Assembleia Legislativa da Madeira, uma proposta de decreto legislativo regional que “Cria a Comissão Técnica independente para Análise e Apuramento dos Factos Relativos aos incêndios de agosto de 2024 na Região Autónoma da Madeira”.
A parlamentar justificou a iniciativa afirmando que a mesma visa retirar conclusões e emitir recomendações sobre o plano da prevenção e combate aos fogos florestais e a gestão do ordenamento florestal.
Depois de recordar os prejuízos para a natureza que os incêndios causaram, Sara Madalena entende que “é necessário e imperioso que se proceda a uma avaliação independente dos incêndios, da estratégia de combate adotada, dos planos e meios de prevenção existentes, bem como das medidas a atuar que evitem futuras situações”. Para o efeito, o CDS pretende a constituição de um órgão colegial, independente, dotado de competências próprias.
A proposta do CDS prevê uma equipa de seis técnicos: três especialistas nomeados pelo presidente do parlamento madeirense, ouvida a conferência de representantes dos partidos, e três especialistas indicados pela Universidade da Madeira.