‘Green Market’ eleva cervejas e sidras artesanais

O evento decorre até amanhã no Mercado Municipal de Câmara de Lobos.

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos organiza, este fim de semana, a 4ª edição do ‘Green Market’ – Edição Especial Cervejas e Sidras Artesanais, no Mercado Municipal de Câmara de Lobos.

Com um foco especial nas cervejas e sidras artesanais, esta edição do ‘Green Market’ “mantém-se fiel ao conceito de reunir marcas que adotam práticas sustentáveis no seu dia a dia”, conforme evidencia a autarquia, em comunicado. Para além da venda de produtos ecológicos, o evento contará com workshops, momentos de partilha de conhecimentos, apoio a associações de cariz social e uma forte componente de animação musical ao vivo, com a presença de bandas e DJs ao longo dos três dias.

No que concerne às ‘estrelas da festa’: a cerveja e a sidra, metade das marcas presentes são de produtores no concelho de Câmara de Lobos, como a da cerveja Pesquita, o Madeira Lab Beer e a Sidra Coop Bio. “Esta ultima destaca-se pela sua baixa pegada ecológica, ao usar na sua produção apenas peros biológicos, de muitas variedades, algumas raras e pouco conhecidas, adquiridos a produtores da freguesia de onde é originária, o Jardim da Serra”, evidencia a edilidade.

Este evento, inserido na promoção de uma economia circular e consciente, visa, como realça a Câmara, “sensibilizar a comunidade para a adoção de práticas mais sustentáveis e ecológicas, incentivando o consumo local e a redução do impacto ambiental”.

Hoje, sábado a animação prolonga-se das 14h00 até às 02h00 e amanhã, domingo, das 14h00 até às 22h00. Ao longo do horário de funcionamento, além dos postos de venda dos produtores haverá música ao vivo, momentos de showcooking, workshops e muito mais, numa programação eclética que procura promover um ambiente familiar.

A vereadora com o Pelouro do Ambiente, Agricultura e Mar, Dina Silva, refere que “esta edição especial do ‘Green Market’, reforça o nosso compromisso em promover uma economia circular e sensibilizar a população para práticas de consumo mais responsáveis. O foco em produtos artesanais e na produção local ajuda a fortalecer a economia local, ao mesmo tempo que incentiva a redução da pegada ecológica. Queremos que o ‘Green Market’ seja não só um ponto de venda, mas também um espaço de educação ambiental, onde produtores e consumidores possam partilhar experiências e ideias para um futuro mais sustentável.”

O objetivo desta edição especial do ‘Green Market’ passa, não só por contribuir para a economia local, apoiando pequenos produtores e empresas sustentáveis, mas também promover a educação ambiental através de palestras e workshops e outras atividades e criar um forte senso de comunidade, unindo participantes em torno dos valores da sustentabilidade e da proteção ambiental.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *