A presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, respetivamente Cristina Pedra e Bruno Pereira, estiveram, hoje, no Largo de São Paulo, para entregar duas placas à oficina de cordofones de Carlos Jorge Pereira Rodrigues e de Henriques João Mendes Rodrigues.
Esta entrega, resultante de uma parceria com a Direcção Regional de Cultural, no local, representada pelo Director Regional de Cultura, Medeiros Gaspar, consistiu numa placa de inscrição da oficina no Inventário Nacional de Património Cultural e uma outra de identificação: Construtores de Cordofones Tradicionais Madeirenses Carlos Jorge Pereira Rodrigues e Henrique João Mendes Rodrigues.
Durante a entrega, Cristina Pedra salientou que havia visitado a oficina durante a campanha para as eleições autárquicas de 2021, tendo, na altura, dito que “este projeto tinha que perdurar no tempo e que se estivéssemos, na Câmara Municipal do Funchal, tudo faríamos para não deixar cair o projeto, honrarmos e homenagearmos como era devido”.
A autarca salientou que “as nossas promessas são para serem cumpridas e cá está uma que fiz particularmente, e é com imenso prazer, imenso gosto e dou-vos os parabéns, mas, acima de tudo, em nome do Município do Funchal agradeço o trabalho que têm feito”.
Cristina Pedra realçou ainda ser “visível o amor, carinho e dedicação em cada uma das peças”, relembrando também que a CMF acredita na cultura e apoia-a “acompanhado diversos projetos”, para concluir que “não há património, não há história, não há futuro sem cultura».
Note-se que, nesta oficina situada numa zona central e histórica da cidade e que é única na cidade, Carlos Jorge Pereira Rodrigues e de Henriques João Mendes Rodrigues dedicam-se à construção de cordofones, há, respectivamente, mais de 40 e 10 anos.