No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, decorreu hoje uma sessão intitulada “Vamos Refletir sobre a Mobilidade Urbana”, destinada à comunidade estudantil da Escola Secundária Jaime Moniz.
Questões como a sinistralidade rodoviária associada ao excesso de velocidade e ao consumo de álcool e substâncias psicoativas, transporte público coletivo de passageiros e mobilidade sustentável, foram abordadas por diversos oradores, nomeadamente pelo vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Bruno Pereira, subintendente da Polícia de Segurança Pública, Fábio Castro, Presidente do Conselho de Administração da Horários do Funchal, Alexandro Gonçalves e o Diretor Regional da Direção Regional dos Transportes e da Mobilidade Terrestre, Rui Gonçalves.
De modo a criar hábitos mais sustentáveis nas novas gerações, Bruno Pereira apelou aos jovens para utilizarem o transporte público em detrimento do transporte particular nas deslocações para escola.
O apelo é feito com o objetivo de inverter a tendência de utilização do transporte individual, situação demonstrada nos últimos dados, conforme indicou: “No Funchal, 56% utilizam o transporte individual para a sua mobilidade, 24% o transporte público e 20% modos suaves, como andar a pé”.
Bruno Pereira diz que seria “muito positivo” para a cidade, os alunos optarem pelo transporte público, lembrando que os passes sociais são gratuitos para jovens até os 23 anos.
“A rede existe, os autocarros foram renovados, o serviço é excelente, e nesse sentido os alunos ao fazerem essa opção seria um alívio na economia familiar, porque o passe é gratuito, e, por outro lado, seria menos congestionamentos na cidade e melhor qualidade do ar”, reforçou, sublinhando que “todos ficam a ganhar”.
Refira-se que são várias as iniciativas que preenchem a Semana Europeia da Mobilidade da Câmara Municipal do Funchal, até domingo, 22 de setembro. Além das iniciativas de sensibilização decorrem nesta semana a implementação de medidas, nomeadamente a inauguração esta tarde de um corredor Kiss & Ride na doca de estacionamento junto ao Refúgio do Bebé e amanhã o lançamento de dois pontos de carregamento na Rua Nova da Quinta Deão e no parque da Rua das Cruzes.
O encerramento, no domingo, ficará marcado pela realização do evento “Mobi Open Day”, que decorrerá na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses e na Praça do Povo. O evento consiste em promover atividades lúdico-desportivas, através da demonstração de diversas modalidades, nomeadamente zumba, voleibol, basquetebol, orientação, ginástica, Boccia, ciclismo, laser run, incluindo também camas elásticas, insufláveis e karting. Na Praça do Povo, os participantes poderão também realizar rastreios de saúde e experienciar simulações, com recurso a tecnologia de realidade virtual. O evento decorrerá entre as 10h00 e as 13h00 e será aberto à população em geral.