Chega reunido em torno de projeto de Inteligência Artificial

Os deputados do Chega, Francisco Gomes e Nuno Gabriel, eleitos pela Madeira e por Setúbal para a Assembleia da República, reuniram com o Projeto Bridge AI, uma iniciativa que envolve cerca de vinte empresas, universidades e institutos de conhecimento, organizados em cinco grupos de trabalho, que têm vindo a analisar as várias dimensões e aplicações da inteligência artificial em Portugal com o propósito de apresentar conclusões e recomendações ao parlamento nacional.

Financiado em cerca de quarenta mil euros pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela secretaria-geral da presidência do Conselho de Ministros, o Projeto Bridge AI é coordenado por Helena Moniz, da Universidade de Lisboa, e por investigadores da Fundação Champalimaud e da tecnológica ‘Unbabel’. Todavia, a iniciativa envolve outros parceiros, entre os quais colaboradores do ‘Turing Institute’ e do ‘AI Office’ da União Europeia. Na lista estão também a Carnegie Mellon Portugal, as embaixadas britânica e norte-americana, as universidades Nova e Católica e os institutos das Telecomunicações e do Conhecimento, entre outros organismos nacionais e internacionais.

Na reunião, foi reforçada a ideia de que, tendo em consideração os desafios éticos e legais que a inteligência artificial coloca, é necessária uma reflexão multidisciplinar para garantir que os benefícios são superiores aos riscos e para definir vários aspectos, entre os quais a estratégia que Portugal deve adotar para aumentar os níveis de literacia em inteligência artificial, os processos de regulamentação, as melhores práticas em matéria de ética e os mecanismos que devem ser implementados para garantir a aplicação efetiva da inteligência artificial.

Ainda nesse âmbito, o deputado Francisco Gomes destaca que Portugal tem o potencial de ocupar uma posição de liderança em matéria de desenvolvimento da inteligência artificial, porém alerta que é fundamental que estejam bem analisados e salvaguardados todos os aspetos éticos, morais e legais relacionados com o seu uso.

“A inteligência artificial já tem um grande impacto na vida de todos nós e, por isso, é importante garantir uma melhor compreensão e aplicação da mesma. Perante o ruído que existe sobre este tema, que é complexo, urge aumentar a literacia e disponibilizar à sociedade, aos decisores e aos líderes empresariais informação contextualizada, que servirá como ferramenta de apoio para que tomem decisões sustentadas.”

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *