IL questiona Governo sobre evento no Fanal

A proposta de resolução, apresentada pelo deputado Nuno Morna, destaca a relevância da transição democrática na Venezuela para a comunidade internacional, e especialmente para Portugal, que tem uma grande comunidade luso-venezuelana. “Portugal tem sido um parceiro ativo em questões de direitos humanos e governança democrática, e este reconhecimento fortalecerá a posição do país e ajudará a estabilizar a região”, acrescenta.

O deputado da Iniciativa Liberal levanta questões sobre “o impacto ambiental e a conformidade legal” do evento que terá ocorrido em área protegida do Fanal.

“A Representação Parlamentar da Iniciativa Liberal Madeira na ALRAM solicitou esclarecimentos urgentes à Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente acerca da autorização de um evento que ocorreu ontem na área protegida do Fanal, na Região Autónoma da Madeira, envolvendo cerca de 250 participantes. A festa, que implicou a montagem de tendas e outros equipamentos, levantou preocupações significativas sobre o impacto ambiental e o cumprimento das normas de preservação”, considera Nuno Morna em comunicado.

O deputado da IL lançou às tutela as seguintes questões: “Como foi possível autorizar um evento com um número tão elevado de participantes numa zona protegida como o Fanal, reconhecida pelo seu valor ambiental e patrimonial? Que critérios foram utilizados para a concessão desta autorização? Que medidas foram tomadas para garantir que a limpeza fosse efectuada conforme os termos da autorização? Houve fiscalização da Secretaria para assegurar o cumprimento desta obrigação? Que avaliação foi feita do impacto ambiental antes da autorização? E quais são as consequências previstas para o incumprimento das normas de preservação ambiental?”

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *