Baltazar Dias dá palco a ‘Eletric Miles’ e ‘Vamos para Bremen’

‘Vamos para Bremen’ explora “a força da união, onde a palavra dita transforma o cenário em imaginação”

No dia 18 de setembro, às 20h00, o Teatro Municipal Baltazar Dias recebe o concerto ‘Eletric Miles’, de Rafael Andrade, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal.

Este projeto foi desenvolvido como parte da obtenção do grau de mestre em Música e Performance Jazz Trompete na E.S.M.L., tendo como base o Relatório do Projeto Artístico intitulado ‘Eletric Miles: Composição e performance, inspirada no Jazz-Rock de Miles Davis dos anos 1970’. Segundo a CMF, o concerto destaca-se “pela particularidade performativa que oferece total liberdade aos músicos, refletindo a continuidade no desenvolvimento de projetos desta natureza”.

A ficha artística e técnica do espetáculo inclui a participação dos músicos Ricardo Toscano (Sax Alto), Rafael Andrade (Trompete e Flugelhorn), Luís Lélis (Fender Rhodes), André Santos (Guitarra), Ricardo Dias (Baixo elétrico), Mateus Saldanha (Guitarra), Francisco Gomes (Bateria) e Madalena Caldeira (Voz). A equipa de realização é composta por Óscar Silva, André Moniz Vieira e Filipe Ferraz.

Já nos dias 20 e 21, o TeatroPlage apresenta o espetáculo ‘Vamos para Bremen’, uma adaptação envolvente da clássica história dos Irmãos Grimm, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal. As apresentações terão igualmente lugar no TMBD nos dias 20 de setembro às 15h00 e às 18h00, respetivamente.

‘Vamos para Bremen’ explora, consoante pode ler-se em nota enviada à redação, “a força da união, onde a palavra dita transforma o cenário em imaginação” e destaca que “juntos somos mais fortes que separados”. O narrador adverte sobre o desconhecido enquanto o músico, as atrizes e a bailarina, nos seus percursos singulares, dançam, tocam e cantam na estrada que se revela a casa dos ladrões, uma casa que afinal estava abandonada. O espetáculo sugere que “não é necessário chegar ao fim dos objetivos sonhados para alcançar o sonho, mas sim estar juntos, reforçando a moral apaziguadora do conto”.

A ficha técnica e artística inclui textos dos Irmãos Grimm, encenação de Paulo Lage, coreografia de Elsa Madeira, interpretação de Cheila Lima, Lune Nunes, Mariana Rebelo e Pedro Serra. Os arranjos musicais são de Elmano Coelho e Miguel Teixeira, com apoio vocal de Maria do Anjo Albuquerque, desenho de luz de Bernardo Santo Tirso, desenho de som de Frederico Pereira, cenografia de Samantha Silva, figurinos de Mónica Cunha e Fabrício Passos, maquilhagem de Guilherme Gamito, e produção de Medusa Material.

Os bilhetes para ‘Eletric Miles’ custam 7 euros e estão disponíveis na Ticketline ou na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias. Para o ‘Vamos para Bremen’ têm o valor de 5€ e podem ser adquiridos pelas mesmas vias.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *