CDS pede libertação dos presos políticos na venezuela

A eurodeputada Ana Pedro, do CDS-PP, enviou, hoje, uma carta ao Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, na qual expressa a sua profunda preocupação com a grave situação dos direitos humanos na Venezuela, particularmente no que respeita ao tratamento dos presos políticos e ao crescente clima de repressão imposto pelo governo de Nicolás Maduro.

Ana Pedro destaca na sua carta os eventos que sucederam as eleições de 28 de julho de 2024,quando milhares de venezuelanos, incluindo os mais vulneráveis, saíram às ruas em protesto contra um processo eleitoral amplamente considerado fraudulento. “As manifestações foram violentamente reprimidas por forças de segurança e por grupos paramilitares conhecidos como “coletivos”, resultando em dezenas de mortes e na detenção arbitrária de mais de 1.260 pessoas”, recorda.

Na mesma nota, salienta que muitas destas pessoas enfrentam acusações infundadas de terrorismo e conspiração, sem acesso ao devido processo legal. A eurodeputada sublinha, em particular, o caso de Williams Dávila Barrios, um cidadão lusodescendente que foi recentemente libertado após uma detenção injusta e que se encontra atualmente hospitalizado em Caracas, num estado de saúde delicado. Para Ana Pedro, a detenção de Dávila e as condições a que ele e outros presos políticos estão sujeitos são absolutamente inaceitáveis, constituindo uma clara violação dos mais básicos direitos humanos.

Dada a gravidade da situação, Ana Pedro apela à comunidade internacional para que responda de forma urgente e firme. A eurodeputada solicita a Josep Borrell que intensifique os esforços diplomáticos necessários para pressionar o governo venezuelano a proceder à libertação imediata de todos os presos políticos e a pôr fim à repressão violenta contra os cidadãos que exercem pacificamente os seus direitos.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *