Adega de São Vicente já processou cerca de 40 toneladas de uvas

Já foram vindimadas 2 mil toneladas de uvas.

A Adega de São Vicente (ASV) tem estado em operação desde o início da vindima com um horário prolongado, adaptado às necessidades dos produtores de vinhos tranquilos de qualidade da região. Até o momento, a ASV já processou cerca de 40.156 kg de uvas, uma quantidade inferior em 13.168 kg em comparação com o ano de 2023. A colheita tem apresentado uma predominância de castas brancas (52%) em relação às tintas (48%).

O Conselho Diretivo do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) visitou a ASV para acompanhar de perto o processamento das uvas e garantir o compromisso do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, na reabilitação completa da adega. Essa reestruturação inclui a aquisição de novos equipamentos para melhorar os serviços de enologia e armazenamento, além da implementação de uma nova linha de engarrafamento. Está também previsto o alargamento e a recuperação das zonas de receção e processamento de uvas.

Devido à localização específica da ASV, próxima ao mar, há uma necessidade maior de intervenções nos planos de manutenção preventiva e corretiva, dado o desgaste acelerado dos equipamentos causado pela salinidade e outros fatores ambientais.

Tiago Freitas, presidente do IVBAM, dá nota de que, até ao momento, cerca de metade da época de vindimas, já foram apanhadas duas mil toneladas de uvas.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *